Compra da 1ª BTT

Para muitas pessoas a compra da primeira bicicleta de montanha pode ser uma tarefa difícil. Existem diversos nomes técnicos, geralmente em inglês que ajudam a confundir a cabeça de qualquer um. Aqui deixo uma pequena ajuda para quem quer comprar a sua primeira bicicleta de montanha.

Primeiros passos
O fundamental antes de comprar sua primeira BTT é saber o uso que lhe irás dar. O importante é saber se  vais usar a tua bicicleta  para enfrentar trilhos, para andar na cidade, competir, ou apenas como lazer, para dar umas voltinhas ao fim de semana no paredão. Existem inúmeras opções de bicicletas de montanha para diversas finalidades, desde o freeride, cross-country, ciclismo estrada, contra-relogio, triatlo, downhill ou cicloturismo.

Quando fores a uma loja de bicicletas convém teres dois pontos bem assentes que são:

1.      Uso que irás dar a bicicleta

2.      Quanto queres gastar

 

Neste momento existe no mercado bicicletas de BTT que podem variar entre os 250€ e os 6000€.

Uma boa bicicleta normalmente é cara, pois o que encarece a bicicleta são os seus componentes (quadro, suspensão, rodas, etc...) que quanto melhores são, mais caros e mais duráveis serão. Geralmente pessoas que compram a primeira bicicleta procuram começar com uma bicicleta  simples e ao longo do tempo trocam alguns de seus componentes consoante a suas necessidades.


Existem bicicletas de montanha rígidas (só com suspensão dianteira ) e de suspensão total. (suspensão dianteira e traseira)

 

O que aconselho para começar é uma bicicleta rígida ou seja só de suspensão dianteira, porque uma bicicleta de suspensão total é sempre mais cara, e uma barata,  o seu amortecedor traseiro provoca o efeito “bombear” o que prova uma perda de energia em cada pedalada, ou seja o amortecedor absorve uma grande quantidade de energia produzida por cada pedalada em vez de esta ser totalmente transmitida a roda.
 

Conhecer o seu novo equipamento.
Após comprar a bicicleta , de acordo com teu orçamento, o próximo passo é conhecer melhor o seu equipamento. Se compras-te a bicicleta numa loja especializada verifica se houve uma montagem profissional ou se serão necessários alguns apertos e ajustes.

Começa por pedalar num lugar seguro como estacionamento ou ruas não movimentada e procure sentir as reacções dos carretos, como está o sistema de mudanças , posição das manetes de travão, shifters e altura do selim. Se a bicicleta estiver sem problemas é só pegares no capacete e partires para a diversão com a tua nova companheira.

 

Boas Pedaladas!!!

 

Fábio Inácio