Diário de Bordo

O meu dia-a-dia sobre rodas e não só...

Os meus treinos e provas atualizados estão neste link: www.facebook.com/fabioinacio.eu

Dia 20OUT12

Resumo do dia: CAMPEÃO por pontos da Taça de Portugal de BTT-XCM de Surdos!!!!

Ganhei a ultima prova da Taça de Portugal em Santarém e assim conquistei por pontos da Taça... Que ALEGRIA!!!!

Dia 5 a 7OUT12

Resumo do dia: Montijo até Badajoz por 3 dias!

Eu com os 6 amigos incluido do meu irmao fomos pedalar 315km no percurso Montijo até Badajoz por 3 dias. Foi mesmo ESPETACULAR!!! Muita união e tudo...

Cá vai uma fotozinha :)

Dia 30SET12

Resumo do dia: CAMPEÃO NACIONAL DE XCM DE SURDOS!!!!!

"Os primeiros títulos nacionais de paraciclismo atribuídos pela Federação Portuguesa de Ciclismo foram hoje disputados no Algarve, no Campeonato Nacional de Maratonas BTT, que se realizou em S. Bartolomeu de Messines.

O Fábio Inácio é o primeiro campeão nacional na classe D21 (Deficiência Auditiva)."

QUE ORGULHO!!!!!

Dia 23SET12

Resumo do dia: 1º Classificadooooo da 6ºTaça de Portugal XCM!

"A Maratona BTT 5 Cumes é também uma das quatro provas a integrar a Taça de Portugal de Atletas com Deficiência, no primeiro ano que ela é realizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo o corredor de paraciclismo Fábio Inácio conqui

stado o primeiro lugar." :)

Foi o primeiro passo como federado! No proximo Domingo vai-se realizar o Campeonato Nacional de XCM em Messines.

Dia 16SET12

Resumo do dia: 4º Classificaçao Geral da Meia Maratona na 7ºATV55

Estive em frente na zona da partida e estava muito confiante em triunfar o resultado que queria. Estive sempre a frente no iníc

io de 10km e começou a saltar imenso pó vindo do chão mas o problema não era o pó em si mas sim a respiração devido a um produto tomado antes de iniciar que causou mais cansaço do que o normal. Era um produto para testar antes das provas nacionais mas o resultado foi mau pois sabia que este evento era só a minha preparação para as provas nacionais como já tinha referido há uns dias anteriores. Só consegui ter uma respiração eficaz a partir dos 22km! E não só, senti o cansaço nas pernas devido ao excesso de treinos nos últimos dias portanto optei pela Meia Maratona para não arriscar as lesões que poderão impedir de competir nos próximos eventos nacionais. Terminei em 4º lugar na meta geral e a minha prestação de ontem foi aceitável.

Estive a comparar e a analisar as diferenças entre o ano passado e este ano, no mesmo evento. No ano passado, foi neste evento que iniciei a minha carreira no BTT e não tinha treinado nem nada, apenas participei para ver como era o BTT.

Mostro aqui os resultados dos respetivos anos para vocês verem a diferença:

-18SET11: 30km com 600 metros acumulados e a diferença entre o primeiro lugar: 40min (fiz 2h07min) e 109º Classificado em geral.

-16SET12: 39km com 815 metros acumulados e a diferença entre ao primeiro lugar: 5min (fiz 1h47min) e 4º Classificado em geral.

Atenção: O primeiro classificado foi a mesma pessoa deste ano e do ano passado.

Através destes resultados, com a má disposição de ontem, percebi que MELHOREI IMENSO! Não se esqueçam que foi apenas 1 ANO!! Sinceramente acredito que posso alcançar ainda MAIS do que isto nos próximos anos, isso posso garantir!

Uma coisa engraçada que me aconteceu ontem, um dos staffs da organização que sabia da minha deficiência auditiva, perguntou-me em que lugar fiquei e eu respondi que tinha ficado em 4º lugar assim que acabei a prova. Ele dirigiu-se a outro staff e contou a minha situação e de ter ficado em 4ºlugar e simplesmente ficaram admirados e o outro acenou a cabeça e ao mesmo tempo pronunciou “F***-se!” (A leitura labial à distância é o meu ponto forte pois é uma coisa que faço diariamente ao comunicar com as pessoas normais.) Começei a pensar: “Mas que raio de admiração?! Ser surdo e ficar em 4ºlugar, e depois? Sou uma pessoa normal, a diferença consiste apenas no ouvido, ou seja, consigo pedalar perfeitamente como os outros!” Que estupidez mas fiquei orgulhoso comigo mesmo.

Agora só me resta descansar o máximo possível para as provas nacionais nos dias 23 e 30 de Setembro. Estou PRONTO para este desafio! :)

Dia 9SET12

Resumo do dia: O melhor resultado de sempre! :)

Participei na maratona em Terrugem sabendo que esta maratona seria apenas um treino de preparação para as provas nacionais. No início da partida localizei-me um pouco atrás mas arranquei o máximo possível para aproximar os primeiros. O percurso continha muita parte técnica que não era o meu forte mas ultrapassei estas dificuldades. Durante o percurso percebi que estava na zona da frente e continuei a pedalar intensamente até ao fim e fiquei em 5º LUGAR em geral a contar com um ou dois atletas conhecidos e com bons resultados (O total de participantes foi por volta de 800 na Meia e Maratona). Portanto, depois de terminar, fiquei super satisfeito com a minha prestação excelente! Penso que na minha frente variavam entre Elites e Veteranos e eu sou Sub23, uma enorme diferença depois de um ano da minha entrada ao mundo do BTT, não podia pedir mais pois dei o meu melhor sem dúvida. Volto a dizer que sem treinos não sou nada! Agora necessito de muito descanso! :) Deixo aqui uma foto em Terrugem com o meu irmão :)smile

Os meus treinos atualizados estão na página do Facebook e apenas clica gosto para aparecer as novidades no seu mural: www.facebook.com/fabioinacio.eu

No próximo domingo vou participar na Maratona em Torres Vedras.

Até ao proximo domingo ;)

Dia 2SET12

Resumo do dia: 3H Resistência em Caldas da Rainha = Azar!

Hoje foi um dia triste para mim porque fiurei o pneu traseiro com o prego enorme. No início estava muito confiante e passado 1 hora estava em 2º lugar no meu escalão (Sub23/Elite) e na minha frente seguia um atleta do Movefree que era mais forte que eu. Não estava muito cansado nem nada, apenas muito confiante em ganhar um troféu. Quando este furo surgiu, tentei fazer com que conseguisse continuar, mas foi impossível. AZAR faz parte desta modalidade mas estou muito SATISFEITO pela minha prestação uma vez que notei uma grande diferença das minhas capacidades antes e depois do meu estágio durante as férias. E agora só me resta seguir em frente e treinar mais arduamente para as provas nacionais!

Hoje tiraram-me uma foto muito bonita e decidi fazer uma coisa para vocês :)

Dia 1SET12

Resumo do dia: 10.000 visitas em apenas 9 meses!!! Obrigado!

Finalmente já posso voltar a escrever para os visitantes, o limite da capacidade do espaço de visitantes excedeu e foi esse o motivo da minha ausência. Tenho andado a treinar diariamente desde Junho. O que posso dizer é que melhorei muito fisicamente e tecnicamente graças aos treinos duros. Recentemente, criei uma página no Facebook onde vou publicar os meus treinos e mais informações pois é mais fácil de ter acesso devido à pouca capacidade que o site possui. Deixo aqui o link da minha página e basta cligar “gosto” para aprecer no seu mural do Facebook:  www.facebook.com/fabioinacio.eu  .

Quero agradecer profundamente aos visitantes por ter chegado aos 10 mil em apenas 9 meses, isso deixa-me muito contente e é claro que continuarei a escrever para vocês. Por aqui no site continuarei a publicar sobre as maratonas e provas nacionais que vou participar nos fins de semana. Neste mês de Setembro vou participar em 5 maratonas, ou seja, em todos os fins de semana.

Deixo aqui o meu calendário de Setembro:

- 2 SET: 3h Resistência (Caldas da Rainha)
- 9 SET: VIII BTT Terrugem (Sintra)
- 16 SET: 7º ATV55 (Torres Vedras)
- 23 SET: 6º Taça de Portugal de XCM 5 Cumes (Barcelos)
- 30 SET: Campeonato Nacional de XCM (Messines)

As três primeiras serão apenas os meus treinos e a preparação para as provas nacionais nos dias 23 e 30 SET.

Fiquem atentos :)

Muito obrigado!!!

Dia 19AGO12

Resumo do dia: De volta aos treinos!

Descolei me à terra da minha namorada e a partir de hoje estou de volta aos meus treinos regulares e mais exigentes pois está a aproximar as maratonas e provas nacionais que são muito importantes! Sabendo que tenho de treinar arduamente independemente do número de participantes, só quero estar bem preparado fisicamente. Realizei o treino hoje por 78km e custou um bocado pois esta semana foi um pouco parado devido ás ferias e deslocações.

No meses de Setembro e Outubro vou estar lotado de maratonas e provas de cada fim de semana e deixo aqui no meu calendário! Em principio vou participar nas duas maratonas em 2 dias, 8 e 9 de Setembro mas depende do meu estado físico ao aproximar estes dias porque no dia 8 de Setembro é 100km e 9 de Setembro é 61,5km. É muito duro mas vai ser um grande desafio para mim!

Adoro mesmo ultrapassar os meus limites!

Dia 16AGO12

Resumo do dia: Treino tecnico

Passei na Santa Cruz para acampar uns dias com a minha namorada e aproveitar bem as ferias com o meu amigo Fábio, Ana, Fabiana e Patricia Luiz. Como o meu amigo Fábio Luiz tambem é bttista, participa nos eventos comigo portanto pedalamos juntos nas voltas da Santa Cruz e Santa Rita, ele domina o técnico e é excelente nas descidas brutais pois quando era jovem participou varias vezes nos eventos de XCO portanto acompanhei-o durante 1 hora e é sempre um grande prazer possuir novos conhecimentos em relação ao tecnico pois neste metodo só se evolui através da experiencia. Devo um grande obrigado ao Fábio Luiz! ;)

Dia 14AGO12

Resumo do dia: Treino DIFÍCIL!

Depois de 3 dias de descanso devido a viagem longa do dia 10 de Agosto,  quando comecei a pedalar hoje por volta de 10km senti o cansaço nas pernas e percebi que devia prolongar mais o descanso. Quando senti isto, pensei volltar a casa mas logo a seguir lembrei me que nao sou desistente e tenho de trabalhar no DURO e então realizei o treino como tinha planeado no inicio. Fiz 48km na Serra de Sintra pois já estou de volta à minha casa. Admito que tenho saudades das montanhas na zona de Tavira pois é completamente diferente a comparar com as da Sintra. Em Tavira tem montanhas mais associadas a fisicamente, mais aberto e muito pouco nivel tecnico pois é praticamente percursos sem pedras e largo. E na Sintra tem tudo e mais fechado.

Apesar de não reunirem boas condiçoes climáticas, desejo uma continuação de boas férias! :)

Dia 10AGO12

Resumo do dia: É Hoje a VIAGEM!!!!

Logo pela manhã despertei-me pelas 5h30 e fiz o meu pequeno almoço de costume (massa e ovos mexidos para me dar força) saindo de casa por volta das 6h50. Comecei com calma para aquecer o corpo com o céu nublado. Estava em grande forma, tendo comigo 2 bidões de água, um deles energético, camelbak (mochila que transporta água), 4 gel energéticos e 1 barra. Levei comigo 3 camaras de ar para o caso de surgir alguma avaria. A viagem correu bem e por volta das 11h o sol começou a dar sinais de vida, e é claro que me dificultou um pouco mais devido ao excesso gasto de água. Fiz 2 paragens com o objetivo de abastecer as águas e alimentar-me. Por volta dos 180km senti dores no pé direito, na zona onde parti 2 vezes devido ao futsal mas ultrapassei esta dor e no momento que cheguei a Sagres senti me o vencedor dos Jogos Olímpicos :) .  Seguidamente, questionei às pessoas se existia algum transporte que me levasse até Conceição de Tavira e infelizmente não existia. A estação de comboio mais próxima só se situava em Lagos e então ao dirigir-me para Vila do Bispo senti uma enorme dificuldade devido ao contra-vento e fui até a Junta de Freguesia desta mesma zona informar-me se havia a possibilidade de colocar a minha bicicleta no autocarro para me deslocar a Lagos e a senhora afirmou que sim. Esperei cerca de 45min pelo autocarro aproveitando lanchar. Quando o autocarro chegou, dizeram que era impossível colocar a bicicleta, só se for desmontada. Então, obrigou-me a pedalar intensamente para chegar a tempo de apanhar o comboio em Lagos graças as informações que a minha namorada me foi fornecendo. Felizmente, consegui chegar 10min antes do comboio embarcar e senti-me aliviado. As condições do comboio não eram grande coisa, mas eram as suficientes para me sentir confortável e cheguei a Conceição de Tavira às 22h10. Mal cheguei, devorei a comida que me tinham deixado ao longo do dia e estava simplesmente morto. Agora necessito e quero de 2 a 3 dias de DESCANSO ABSOLUTO!

Resumindo, foi uma viagem memorável uma vez que nunca tinha ultrapassado 80km de BTT por dia. Fiz 235km em 10h30. Houve pequenos caminhos falhados, perdendo alguns kms.

Mostro uma foto que tirei assim que cheguei a Sagres

ATENÇÃO: Segundo a minha experiência, para quem quer realizar esta viagem deve treinar regularmente e estar muito bem preparado fisicamente. Antes de as águas esgotarem, devem fazer uma paragem imediatamente para abastace-las, independentemente de onde estiverem.

Dia 8AGO12

Resumo do dia: 10 meses de namoro! :)

Hojeé o dia do namoro durante 10 meses com a minha namorada e conveci lhe para pedalarmos juntos pois é pela primeira vez dela :) e fizemos cerca de 10 km. Foi positivo! E depois deste passeio, realizei o meu treino com o percurso mais plano (Conceição da Tavira até Monte Gordo) devido a preparação da viagem longa em breve. Vou vos supreender eheh :)

Estamos muito giros né? :)

Dia 6AGO12

Resumo do dia: Treino de recuperação

Realizei o treino curto para me recuperar  fisicamente nos ultimos dias. Fiz 27km. Tou a me preparar para realizar uma viagem longissima em breve.

Dia 5AGO12

Resumo do dia: Resumo dos 5 dias de Agosto

Tenho a andado a treinar desde que cheguei ao Algarve. No início de Agosto surgiram algumas avarias na bicicleta como a danificação do desviador atrás, travões e furos. A bicicleta está a precisar de fazer uma revisão completa mas isso só vai ser no final das ferias. Nos 3 últimos dias fiz 125km (realizei 72km hoje) e vou continuar a empenhar-me durante o tempo que cá estiver. As montanhas algarvias são simplesmente indescritíveis e espetaculares.

Boas férias!

Dia 31JUL12

Resumo do dia: Resumo do mês de Julho

Durante o mês de Julho conquistei 3 troféus (2 trofeus do 1º Classificado de Atletas com Deficiencia e 1 troféu de 2º Class. Sub23)

Os dois troféus conquistados de Atletas com Deficiencia foram no XCM Internacional em Vila do Conde no dia 1 e na 6º Taça de XCM Regional Algarve em Loulé no dia 29. E o troféu do 2º Classificado Sub23 foi conquistado em Caldas da Rainha mas foi um pouco infeliz uma vez que furei 2 vezes na roda transeira e penso que se tivesse corrido bem conquistava o 1º Classificado mas as avarias também fazem parte desta modalidade.

No dia 22 participei numa meia-maratona em Mafra como convívio com um amigo meu pois à tarde pus-me à estrada rumo ao Algarve com a minha namorada para o início de férias mas não vão ser somente para descansar.. continuar a treinar arduamente para as provas nacionais em Setembro e Outubro fazem parte deste plano de férias!

Deixo uma fotozinha com a minha namorada em Tavira com uma melância saborosa. Podia ter alcool lá dentro, mas não... Sou fiel comigo próprio relativamente a comidas saudáveis!! xD

Dia 3JUL12

Resumo do dia: Má notica para os visitantes! :(

Detesto dar uma informação triste para os visitantes mas a notícia má é que depois dos dois dias da publicação do 1º lugar no XCM de BTT dos atletas com deficiência chegou perto da ultrapassagem do limite de visitantes devido à pouca memória das entradas dos visitantes neste site. Portanto, significa que nos próximos dias deste mês será impossível publicar mais notícias diárias relacionadas aos treinos e às maratonas que vou marcar presença nos dias 8 e 15 de Julho.

Pode ser uma informação triste mas por outro lado é um bom sinal, ou seja, houve muitos visitantes a espreitarem o meu site e houve outros alguns que me enviaram mail/facebook a felicitarem-me da conquista do troféu e a esclarecer as suas dúvidas. Tenho dar o meu melhor, através dos meus conhecimentos e experiências desde que começei a pedalar, dar a esclarecer aos meus visitantes.

Existe outra alternativa para os visitantes acompanharem-me diariamente que é adicionarem o meu Facebook. Estão à vontade!

Vou tentar aumentar a capacidade de memória do meu site para acompanharem em qualquer dia nos próximos meses.

Amanhã voltarei à rotina dos treinos! Ontem e hoje foi impossível devido aos exames e ao cansaço.

Não se esqueçam de adicionar o meu Facebook! Os meus agradecimentos aos visitantes por acompanharem diariamente o meu site ;)

Dia 1JUL12

Resumo do dia: 1ºLugar do XCM Internacional de BTT das atletas com deficiência!

Foi o grande dia para mim e pela primeira vez da conquista do 1º lugar da minha vida. O percurso foi super dificil mas foi o grande treino sem duvida!

Simplesmente não tenho muitas palavras para dizer sobre hoje xD Mas com o grande sacrificio que fiz nesta semana e penso que fui merecido a conquistar este trofeu! Agora vou é aproveitar muito bem hoje pois ando bem disposto por causa do trofeu mas sabendo que vou continuar a treinar imenso imenso para conquistar nos proximos objetivos.

NO PAIN NO GAIN!!!

Dia 29JUN12

Resumo do dia: Vila do Conde - Esponsede

Fiz o pequeno treino de 40km para recuperar as pernas e estar preparado a Maratona XCM Internacional do Vila do Conde no Domingo.

Vai ser o grande desafio para mim no Domingo.

Até no domingo!

Dia 28JUN12

Resumo do dia: 282 km em 4 dias!

Mais um treino feito a ida e volta de Vila do Conde - Famalicão - Braga. Foi um pouco duro devido ao cansaço mas reparei que não tenho dificuldade em me cansar rapidamente atraves da respiração. Hoje fiz 56km pois tenho de abrandar um pouco para me preparar para a prova no Domingo.

Durante 4 dias aqui em Vila do Conde realizei 238km de Ciclismo e 44km de BTT. O que posso dizer é grande feito que fiz nos ultimos dias e vou continuar a me empenhar nos proximos dias xD

Amanhã vai haver mais um treino curto... O descanso é só no Sabado!

Até ja! Bom São Pedro! Aqui há festa na Povoa xD

Ah os meus parabéns pelo jogo de Portugal independemente do resultado ;)

Dia 27JUN12

Resumo do dia: Dia do V!

Mais um treino de ciclismo na "V"ila do Conde até "V"iana do Castelo, ida e volta e foi duro para mim pois as pernas já estão a ficar muito cansadas devido ao grande esforço nos ultimos dias mas é positivo sentir este cansaço porque é sinal que tenho treinado bem e a evolução é feita através da ultrapassagem destas dores.

A tarde recebi um e-mail super triste porque o TransAIRE foi cancelado! Nos ultimos dias trabalhei arduamente para participar nesta prova mais dificil que ia alinhar neste ano... bem não ha comentários para acrescentar sobre isso e devo é estar contente por ter andado a treinar pois assim fico mais preparado para as proximas provas. Portanto as minhas provas verdadeiras serão só em Setembro e Outubro que são as provas federadas na categoria da deficiência e vou estar muito bem preparado para isto.

Agora outra V que é para desejar a "V"itoria de Portugal hoje! xD

Dia 26JUN12

Resumo do dia: Reconhecimento do percurso

Hoje aproveitei ir a meia maratona do XCM Internacional de Vila de Conde no dia 1 de Julho para reconhecer o percurso e dei me a entender que vai ser dificil devido as pedras a mais a comparar com a zona da Grande Lisboa mas mesmo assim tenho de estar preparado para esta maratona. Fiz 43km e com por volta de 700 metros acumulados.

Amanhã é para pedalar mais!

Dia 25JUN12

Resumo do dia: Aventuraaa do Norte

Como foi prometido que hoje é para treinar no máximo então realizei o treino de ciclismo na volta de Vila do Conde, Famalicão, Braga, Esposende e Vila do Conde. No total foi 104km!!! Muito bom e agora é para descansar no máximo pois amanha é para treinar novamente! xD

Deixo aqui uma fotozinha....

Quero agradecer ao José Palmeira (pai da Sara Palmeira) pela explicação sobre os pormenores relacionados com os percursos do Norte que têm a ver com Ciclismo/BTT e tambem ontem fomos conhecer o percurso da organização da prova de BTT XCMI de Vila do Conde. É tão bom ouvir as dicas dos mais experientes.

Até ja! xD

Dia 24JUN12

Resumo do dia: Ressacaaaa!

Pessoal, não é ressaca das bebidas! xD Isso não é comigo! É a ressaca de sonooo! Pois foi só festejar o S.João no Porto durante a madrugada e rodeado de marteladas! Uma parte que gostei do S.João foi andar imenso imenso e comecei a pensar porque não se festeja todos os dias para obrigar tantas pessoas a andarem a pé eheh xD

Aqui em Vila do Conde é mesmo excelente, é tudo em PAZ! Estou aqui com três objetivos: S.João de ontem, estar com a pessoa que gosto e participar na prova de XCM Internacional no dia 1 de Julho. Portanto vou estar aqui durante 9 dias e não é para fazer nada! É para trabalhar na mesma e continuar a treinar para me preparar para o TransAire que é o principal objetivo antes de Agosto.

Amanhã é de volta aos treinos e vai ser puxadote sem duvida!

Portistas, agradeço a vossa simpatia de ontem xD Espero encontrar-vos em breve :)

Dia 23JUN12

Resumo do dia: III Passeio BTT GDSGL

Realizei o passeio de BTT com o pessoal surdo para conviver e conhecer os trilhos de Torres Vedras. Pedalamos perto de 45 km entre  Expo Torres até Santa Cruz, ida e volta. Foi um dia excelente a nível de temperatura, muita diversão e corridinhas. Valeu a pena sem dúvida! E não só, vieram pessoas que desconhecia e é tão bom integrar amigos que também gostam de pedalar pois existe surdos que pedalam isoladamente e sem informações. Graças ao site do GDSGL e Facebook que têm vindo a dar informações e influenciar para juntar as pessoas.

Agora é ir a caminho para Vila do Conde por causa do S.João! Desculpem mas estou com pressa e amanha explico porque vou para o Norte!

Dia 22JUN12

Resumo do dia: Treino de ciclismo

Treino realizado por 49km de ciclismo e com o vento que vem da Sintra não é nada facil hoje pois tinha de enfrentrar muito o contra vento! Melhorei cerca a 1min e meio a comparar o tempo anterior mas desta vez foi mais vento xD Realmente começo a odiar o vento eheh xD

Finalmente é hoje que vou buscar a minha bicicleta da montanha pois esteve avariada nas mudanças por isso estive a treinar de ciclismo nos ultimos dias.

Admito que tenho tantas saudades de cheirar a natureza da montanha!

Dia 21JUN12

Resumo do dia: Rolo à pressa

Estar na epoca dos exames não é facil pois tinha de concentrar os estudos. Falta de tempo por isso treinei à pressa durante 1h no rolo.

Dia 18JUN12

Resumo do dia: Resumo nos ultimos dias

Peço imensa desculpa pela minha ausência mas devido à lesão da queda do dia 8 de Maio não consegui atualizar os meus treinos diários. Estive lesionado durante 2 semanas e meia e surgiram coisas que me impediram em escrever para vocês.

O mês de Maio foi para esquecer pois só retomei aos treinos no dia 27 de Maio e deixo aqui os dias que treinei e os km respetivos, anotei tudo no meu diário de treinos xD

Os meus treinos foram os seguintes:

27 de Maio: 50 km de Ciclismo

30 de Maio: 35km de BTT

1 de Junho: 42km de BTT

4 de Junho: 46km de Ciclismo

7 de Junho: 84km de Ciclismo

8 de Junho: 50km de Ciclismo

9 de Junho: 55 km de Ciclismo

10 de junho: 30 min da Corrida

11 de Junho: 20km de Ciclismo (Avaria da bicicleta)

12 de Junho: 50km de Ciclismo

15 de Junho: 82km de Ciclismo

16 de Junho: 30 min RPM e 15 min Corrida

17 de Junho: 91km de Ciclismo

18 de Junho: 50km de Ciclismo

No mês de Junho decidi treinar mais vezes e mais prolongado para me preparar para o TRANSAIRE (200km de BTT nos dias 7 e 8 de Julho) e pretendo continuar a treinar 5 a 6 vezes por semana. Nos últimos dias senti a diferença entre o passado e agora, não me canso facilmente e pedalo mais intensamente (mudei os pratos de pedaleira mais pesados na bicicleta de Estrada). Mais tarde pretendo treinar com os km superior a 100 mas por enquanto estou a melhorar para atingir este objetivo.

A partir de hoje é para atualizar os próximos treinos e provas.

Até já ;)

Dia 13MAI12

Resumo do dia: Acidente!

Peço imensa desculpa por nao ter dado as novidades esta semana, aconteceu me uma cena grave pois tive o acidente durante o treino de ciclismo na Terça feira. Prefiro não falar sobre disso para não estragar o ambiente por aqui. O que me resta dizer é recuperar as feridas enormes na perna direita e não consegui recuperar para competir pela primeira vez como federado no 2º Trofeu de Sintra XCO hoje.

Só devo estar bom por volta na quarta ou quinta, vai ser uma semana sem treinos! É super revoltado mas tenho lidar estas coisas más. Faz parte do Desporto!

As melhoras para mim claro! Até ja!

Dia 8MAI12

Resumo do dia: Finalmente!

Finalmente ja estou inscrito na Federação Portuguesa de Ciclismo! Mostro o meu grande orgulho em ser o primeiro surdo a ser federado na Federação Portuguesa de Ciclismo! Que venham mais!!!

Dia 7MAI12

Resumo do dia: Rolo

Treino feito pelo rolo durante 45 min para me preparar a 2ª prova de XCO BTT na Sintra neste fim de semna.

Amanhã vai ser o treino serio para atingir o meu objetivo neste Domingo.

Dia 6MAI12

Resumo do dia: II Passeio BTT GDSGL

Como o Presidente do Grupo Desportivo de Surdos da Grande Lisboa, organizamos o segundo passeio para incentivar as pessoas a praticarem mais o desporto. O percurso foi Estoril até ao Guincho (ida e volta). Deixo uma foto aqui pois eles mereceram devido os seus esforços mostrados durante o passeio.

Dia 4MAI12

Resumo do dia: Descanso!

Depois o que fiz o treino ontem, mereço descansar uns dias. Mas passei pelo ginásio para correr 15 min e jacuzi para descontrair as pernas.

Dia 3MAI12

Resumo do dia: "Estas doido?" segundo a minha mãe xD

Mostro a imagem que explica tudo...

Treino feito por 132km com muito ventooooooo!

Realizei o treino mais dificil de sempre, que espetaculo!

Agora é só deitar nas pernas!

Dia 1MAI12

Resumo do dia: Super Lama!

Participei no 15º Passeio de BTT Vila fo Rei em Bucelas, pretendia fazer 35km que foi o máximo km organizado hoje. Na partida esteve a chover e estive à frente durante 10km do início mas no entanto o cansaço instalou-se nas pernas e abrandei um pouco. De seguida, só existia lamas e muitas pedras. Foi impossível continuar a pedalar e obrigou-me a carregar a bike nas costas e tirar a lama nas rodas.

Não foi possível fazer mais kms portanto acabei por optar os 25km para não estragar a minha bicicleta.

Sabia perfeitamente que hoje era apenas um treino para mim. Sinceramente ainda bem que me surgiram estas coisas associadas ao piso pois foi pela 1º vez e percebi que pode acontecer nas provas oficiais...

Há sempre qualquer coisa que nos faça aprender!

Dia 30ABR12

Resumo do dia: Ciclismo

Treino feito no Ciclismo, fiz o mesmo percurso da terça feira passada e melhorei 3 min. Foi 82,72km por 2h56... Muito vento novamente!

Dia 29ABR12

Resumo do dia: Má disposição

Houve a 1ª prova de XCO em Sintra mas acabei por não partipicar devido à minha má disposição. Decidi não participar por questão de segurança mas mesmo assim fui assistir à prova. Foi um percurso com muita técnica e pretendo treinar mais tarde no mesmo percurso para melhorar a minha técnica.

Amanhã de volta aos treinos!

Dia 27ABR12

Resumo do dia: Corrida

Passei no ginásio para fazer uma corridinha acelerada durante 35 min.

As pernas tambem merecem descansar. Ainda não sou robot xD

Dia 26ABR12

Resumo do dia: Mesmo EPIC!!!!

Treino feito no BTT na Sintra. Mesmo durooo! Apenas 60,30km com 2.108 metros acumulados. A chuva e o frio afetaram me um bocadinho e não quis exagerar durante as descidas para nao correr o risco das quedas pois pretendo continuar com os treinos nos proximos dias.

Dia 25ABR12

Resumo do dia: Spinning + Corrida

Passei no ginásio e aproveitei pedalar no Spinning durante 30 min e correr durante 20 min... Foi um dia para descontrair as pernas devido aos treinos acumulados nos ultimos dias...

Amanhã é para treinar mais a sério no BTT...

Dia 24ABR12

Resumo do dia: Ciclismo

Treino feito por Ciclismo durante 82,70km. O maior adversário foi o ventãoooo! Deixo uma imagem que mostra tudo ;)

Dia 23ABR12

Resumo do dia: Rolo

Treino feito no rolo para descontrair as pernas mas feito intensamente durante 51 min.

Dia 22ABR12

Resumo do dia: Pela 1º vez do troféu!

Acordei um pouco mal disposto uma vez que só dormi cerca de 4horas e meia pois ontem marquei presença numa conferência relacionada com os surdos em Leiria e cheguei tarde à casa. Aproveitei dormir um bocadinho na viagem até ao Cartaxo mas mesmo assim tive que enfrentar o sono e agir naturalmente. Fiquei localizado um pouco à frente na partida e durante o percurso dei-me a entender que o piso continha muita técnica (areias, pedras, àrvores e buracos) e dificultou-me pois não é o meu forte e ainda para mais que o percurso era muito rolante e as mudanças da minha bicicleta não eram feitas para isto pois metia o mais pesado possível e sentia que era um pouco leve, então obrigou me a pedalar mais e consequente, cansei me mais facilmente. No fim, cumpri um dos meus objetivos desta prova que era estar no top3 do meu escalão pois fiquei em 2ºlugar. O outro objetivo era estar no top10 da classificação geral mas não consegui e fiquei por volta dos 20º lugar. Fiquei desiludido, mas a minha bicicleta não era a mais adequada para este tipo de percurso e a parte técnica da minha parte não foi o suficiente. Devo estar contente pelo troféu pois foi a pela 1º vez desde que começei a pedalar (Novmbro de 2011). Para continuar a estar nos primeiros, treinos puxados é o mais fundamental.

Aqui vai uma fotozinha...

Quero dedicar este troféu à minha família e aos meus amigos mais próximos, especialmente ao meu pai e as minhas duas amigas: Andreia Sofia e Sara Palmeira. Estas duas amigas sempre me motivaram desde o início da minha carreira. Os meus agradecimentos!!!

Os dados foram os seguintes:

Km: 62,23

Tempo: 2:39:43

Desnivel: 940 mts

Tenho que analisar melhor sobre a situação dos pratos da minha bicicleta pois estou a pensar comprar os mais maiores para que seja o mais ideal a trabalharem com pisos planos, subidas e descidas.

Até já!!!

Dia 19ABR12

Resumo do dia: Ultimo treino!

Pedalei durante 1h30 no rolo e é o último treino desta semana. Sinto-me preparado para a prova de Domingo e espero conseguir obter um bom resultado.

Volto a mencionar os meus dois objetivos para o 3ºOpen BTT Cartaxo no Domingo: ficar no top 3 do meu escalão e no top 10 da classificação geral.

O percurso que vou realizar é de 63km mas com pouca acumulação comparativamente com as maratonas anteriores que participei, ou seja, o percurso é bastante rolante que não é o meu forte mas mesmo assim vou atingir os meus objetivos.

Agora é para descansar e deseja-me boa sorte! xD

Até Domingo!

Dia 18ABR12

Resumo do dia: Garganta inflamada

Ontem apanhei frio e fiquei com a garganta inflamada e agora espero que a febre não me venha please please!

Por precaução, não pedalei hoje.

Dia 17ABR12

Resumo do dia: 2 treinos!

Fiz dois treinos intensos hoje a compensar ontem. O primeiro treino durou 1h e o segundo 1h05.

Necessito mesmo de descansar pois sinto o cansaço nas minhas pernas devido aos 6 treinos seguidos na semana passada.

Tenho de estar em boa forma para o 3ºOpen BTT Cartaxo no Domingo onde vou disputar no meu escalão.

O meu objetivo é ficar no top 3 do meu escalão e no top 10 da classificação geral.

Dia 15ABR12

Resumo do dia: Passeio BTT GDSGL

Como sou o Presidente do Grupo Desportivo de Surdos da Grande Lisboa decidimos organizar o primeiro passeio para promover a modalidade do BTT onde teve lugar em Expo seguindo para Belém, ida e volta com velocidade moderada uma vez que contamos com 18 participantes inclusive 3 crianças. A distância foi de 37km com vento, nevoeiro e um pouco de chuva na partida. O resultado foi excelente pois houve participantes que esperam ansiosamente pelos próximos passeios xD

Deixo aqui uma foto com os meus amigos em Torre de Belém

Mais informações relacionados com este passeio no site: www.gdsurdosgl.pt

Foi um dia tirado para descontrair as pernas e conviver com os meus amigos. O próximo passeio é no dia 6 de Maio!

Dia 13ABR12

Resumo do dia: Musculação

Hoje não podia pedalar pois necessitava de descansar nas pernas mas nada que não resolvesse. Fui ao ginásio onde fiz as musculações na parte de baixo e nos braços. Aproveitei também ir ao Jacuzi e Banho Turco para descontrair as pernas.

Agora é para descansar mesmo!

Dia 12ABR12

Resumo do dia: Mais uma vez azar :(

Fui pedalar na Serra de Sintra para fazer o percurso de 35km da Maratona de Sintra, por volta dos 18km e numa descida pouco empredada cai sem perceber a razão e dei me a entender que a roda dianteiro ficou torta. Achei estranho este acontecimento e tive de voltar ao meu carro a pé mas consegui apanhar duas boleias de carro que me auxiliaram a levar até ao local do meu carro.

Fui diretamente para a loja para arranjar a roda pois necessito dela nos proximos dias.

Ficou assim os dados hoje:

Km: 17,82

Desnivel: 761m

A noite aproveitei correr moderadamente no passeio marítimo para descontrair as penas durante 45min uma vez que as sinto muito cansadas devido ao excesso de treinos nos últimos dias.

Dia 11ABR12

Resumo do dia: Mais um treino no rolo...

Fiz o treino intenso durante 65 min no rolo. Já são 4 dias seguidos a treinar!! Vou continuar a empenhar-me nos próximos dias!

Dia 10ABR12

Resumo do dia: Treino serioooo!

Como prometi a mim que hoje era para treinar seriamente, tive o treino intenso no rolo durante uma hora e meia....

Bem estou mesmo sem comentários pois estou mesmo podreeee eheh.

Amanha há mais uma vez que nos dias 22 e 29 de Abril tenho as provas oficiais então tenho de me empenhar para atingir os meus objetivos nestes dias.

"Treinos duros provas facéis!" xD

Dia 9ABR12

Resumo do dia: Rolo

Melhorei nos dedos e aproveitei pedalar durante 45 min no rolo e nao aguentava mais pois sentia cansado nas pernas devido ao exagero da corrida de ontem mas amanhã é para treinar mesmo!

Dia 8ABR12

Resumo do dia: De volta ao trabalho!

Depois de 3 dias seguidos parado na qual me irritou devido as dores nos dedos, fui ao ginásio para fazer uma corrida durante uma hora. Dificultou me devido ao excesso de comida nos ultimos dias mas hoje o principal objetivo foi queimar as calorias eheh...

Agora sinto me cansado pois exagerei um bocado poçaaa xD

Dia 6ABR12

Resumo do dia: Recuperação!

Uma noticia muito má: Não consigo dobrar os dedos pois estão muito inchados e com grande ferimentos logo isso vai ser impossivel treinar BTT uma vez que é necessario segurar com força durante as descidas. Devo parar por volta de 2 a 3 dias para recuperar as dores.

Que irritante! Mas não vou ficar em baixo por causa disso na na na :)

Aproveito, desta maneira, passar mais tempo com a familia pois hoje é o dia da Páscoa e tambem amanhã a minha mãe faz anos e o meu tio faz no Domingo. Espero nao exagerar nas comidas porque as vezes não consigo resistir aos chocolates e bolos a minha frente eheh xD

BOA PÁSCOA!!!!

Dia 5ABR12

Resumo do dia: Mais um acidente :(

Á tarde estava com vontade de pedalar depois de ontem com os treinos intensos e queria realizar o percurso de 75km da Maratona de Sintra uma vez que na Maratona nao consegui concluir devido ao furo do pneu transeiro. Mas foi o dia de azares novamente, numa curva estreita com o piso empredado e nao consegui travar para evitar os ferimentos e fui contra um muro ao lado esquerdo e os meus três dedos sangraram imenso. A sorte foi que sucedeu por volta dos 6 km e decidi voltar rapidamente ao meu carro e meti os lenços e voltei a casa pois com este estado não podia continuar como desejava.

Um dia para desperdiçar mas podia ter evitado. Mais uma lição: Não exagerar a velocidade com o piso empredado pois já é a segunda vez que me aleijo em apenas 5 dias!

Agora é para recuperar as dores :(

Dia 4ABR12

Resumo do dia: 2 treinos intensoooos!

Acordei bem motivado hoje então aproveitei treinar logo de manha durante 64min e a tarde 55 min que foram feitos no rolo.

Agora é para descansar mesmo!

Amanha há mais xD

Dia 3ABR12

Resumo do dia: Rolo

Treino feito durante 58 min no Rolo.

Amanhã vai ser o dia para sofrer xD

Dia 2ABR12

Resumo do dia: Recuperação

Hoje foi o dia sem pedaladas devido as dores na anca esquerda que sofri ontem.

Amanhã há treino de certeza!

Dia 1ABR12

Resumo do dia: Dia de Mentiras=AZAR!

Como tinha a Maratona de Sintra, sinceramente hoje o meu dia foi mesmo de azares porque a corrente saltou 2 vezes e o pneu transeiro furou o que me obrigou a parar!

Iniciei bem localizado na partida mas logo entre 1 a 2 km a corrente saltou, logo tive que parar e metê-lo como deve ser e passaram ciclistas a minha frente mas como logo a seguir era uma subida enorme pedalei intensamente para ficar mais a frente uma vez que já conhecia esta subida. Durante o caminho reparei a grande dificuldade nas subidas e, simultaneamente, nas descidas possuiram muita técnica. Houve uma descida estreita com o piso empredado e ao mesmo tempo escorregadio devido a chuva logo a bicicleta não parava e consequentemente tive uma queda bem forte na minha anca esquerda (houve muitos acidentes nesta descida e alguns bateram contra a parede). Por volta dos 53 km o pneu transeiro furou e como não possuia a camara de ar tive que desistir e encontrei um voluntário da organização que fazia parte de aviso para desvio na qual me informou que estava entre os 10 a 15 primeiros, fiquei frustrado mas ao mesmo tempo orgulhoso. Seguidamente, fiquei a espera dos ciclistas que seguiam atrás de mim e diria que após 2 a 3 min passaram 3 ciclistas e decorei o dorsal de um deles para prever a minha classificação. Encontrei o senhor do GNR onde fez a chamada a organização para me vir buscar. Faltava entre 15 a 20 km para terminar mas pronto. E foi assim.. uma história curta!

Era para ficar entre os 10 a 15 primeiros pois confirmei o dorsal que tinha decorado de um dos ciclistas que seguiam atrás de mim e era também para ficar em 1º lugar no escalão do Sub23 uma vez que na classificação o 1ºlugar do Sub23 ficou em 38º lugar com 34min a mais. O meu resultado foi nulo e aceito isso.

O percurso foi super fantástico apesar de achar que houve muitas estradas mas mesmo assim não é fácil encontrar os caminhos na Sintra pois conheço alguns percursos de lá. Agora tomei mais conhecimentos graças a esta maratona e voltarei a pedalar no mesmo percurso uma vez que é ótimo para treinar especialmente nas subidas e nas técnicas das descidas.

A organização também foi excelente e reparei que houve muitos voluntários a fazer parte desta maratona magnífica. A presença dos GNR, Bombeiros e Voluntários deixaram-me satisfeitos e em segurança durante a maratona. As marcações foram também excelentes e diria que foi a melhor que já participei pois estive cerca de 20 a 30 km sozinho e não senti dificuldades em encontrar as fitas.

No fim, a entrega das medalhas foi também significativa pois é uma coisa de que me recordarei com muito carinho uma vez que a Serrra de Sintra fica perto da minha casa! Absolutamente deslumbrante!!!

Não há dúvidas que voltarei na 2º edição desta Maratona mas com melhor resultado final claro! xD (Objetivo da próxima edição: Ficar entre os 10 primeiros!)

Estou de ferias e vou aproveitar treinar muito!

A estreia do equipamento de jersey do Grupo Desportivo de Surdos da Grande Lisboa

Dia 30MAR12

Resumo do dia: Treino intenso

Mais uma vez o treino foi feito no rolo pois prefiro ter os treinos bem passados no curto tempo do que pedalar na rua só para passear.

Já estou preparado para a Maratona de Sintra no Domingo!!! Sei perfeitamente que vou ter muito sacrificio nas subidas pois vai ser 75km e 2.100 metros acumulados poça!

Deseja me boa sorte pleaseeee xD

Dia 29MAR12

Resumo do dia: Roloooo

Treino feito durante 45 min no Rolo.

Dia 28MAR12

Resumo do dia: Treino intenso no Rolo

Finalmente já posso treinar pois nos 2 últimos dias não podia devido a falta de tempo por causa dos 3 exames feitos para analisar a minha saúde.

Treino feito durante 52 min no Rolo.

Dia 26MAR12

Resumo do dia: Ecocardiograma de Hotler

Neste momento estou como um Robocop porque estou cheio de fios no meu corpo com o intuito de examinar a minha saúde durante 24horas. Que sacrificio!

Dia 25MAR12

Resumo do dia: Jamor + Rolo

Realizei um grande treino hoje pois pedalei durante 2h20 no Jamor com algumas subidas e também ter mais conhecimentos dos caminhos uma vez que foi a primeira vez que passei pela pequena montanha do Jamor. O objetivo era pedalar durante 3 horas mas como o Jamor é pequeno, já me estava a irritar passar pelos mesmos caminhos portanto vim para casa e treinar mais no rolo durante 42min intensamente.

Agora preciso mesmo de descansar! xD

*Não participei na 1ºProva da Taça de Portugal pois o médico detetou a minha baixa frequência cardíaca. O mínimo é 40 e a minha frequência foi de 38, estava lá perto e então obrigou me a fazer os 3 exames específicos para analisar se estou em boas condições para pedalar nas provas oficiais. O tempo foi curto e não consegui ter os exames feitos até hoje, desperdicei uma prova mas não me vou rebaixar pois sei perfeitamente que haverá milhares de provas/maratonas que irei enfrentar. Espero poder participar na 2º Prova da Taça de Portugal em Alté (Loulé).

Dia 24MAR12

Resumo do dia: Treino de manutenção

Fiz o pequeno treino durante 40 min para manter as pernas descontraidas porque amanha quero pedalar longamente.

Dia 23MAR12

Resumo do dia: Downhillll

Fui fazer as descidas de Downhill no Jamor com um amigo meu. Foi mesmo brutal pois foi a primeira vez que experimentei esta modalidade mais perigosa comparativamente com o XCM/XCO mas não trocava nada um pelo outro xD. Obviamente que pedalei com muita precaaução para não me magoar e nem sequer fiz os saltos.

O objetivo hoje é a diversão e também ganhar a confiança nas descidas perigosas para perder o medo de enfrentar as que contém muita técnica.

Espero pedalar mais uma vez e até ja!

Dia 22MAR12

Resumo do dia: Treino intenso

Fiz o treino intenso durante 55 min no rolo.

Dia 20MAR12

Resumo do dia: Musculação

Passei pelo ginásio onde fiz as musculações na parte de baixo para aumentar a massa muscular para ter mais capacidade de pedalar nas mudanças pesadas.

Dia 19MAR12

Resumo do dia: Treino e Revisão da princesa

Fiz o treino intenso durante 52min no rolo e aproveitei ir a loja para deixar a bicicleta para ter a sua revisão e ajustar algumas coisas.

Dia 18MAR12

Resumo do dia: Futebolada

Fui jogar a bola com os amigos onde disputamos um pequeno jogo contra uma equipa.

Apenas uma pequena diversão para descontrair as pernas.

Amanha há treino!

Dia 17MAR12

Resumo do dia: Descanso

As minhas pernas mereçam ter um descanso e aproveitei assistir em direto o Campeonato de Mundo XCO na Africa de Sul. Foi muito interessante ver e reparar o espirito competitivo deles!

Amanhã é para sofrer mais sem duvida!

Dia 16MAR12

Resumo do dia: Grande dia!

Fiz os dois treinos nos rolos hoje, na parte de manhã durante 1h15 e na parte da tarde durante 1h.

Estou a tremer nas pernas eheh! Até agora fiz 253 Km nos rolos desde que veio o rolo por 9 dias xD Espetáculo!

Dia 15MAR12

Resumo do dia: Treino no rolo + Musculação

Passei no ginásio para fazer as musculações na parte de baixo. E depois tive o treino no rolo durante 50 min com as pernas cansadas devido as musculações.

Dia 13MAR12

Resumo do dia: Rolo novamente

Duração: 58 min intenso

Dia 12MAR12

Resumo do dia: Treino intenso no rolo

Fiz o treino intenso no rolo com o mesmo plano de treino da quinta-feira passada e melhorei nos níveis que contém as cargas mais pesadas durante 1h.

O treino pode ser curto mas intensamente chega perfeitamente bem e assim vou evoluindo um pouco a pouco graças ao rolo.

Só para quem entende bem a gráficos é que pode notar as diferenças entre os treinos de hoje e de quinta-feira.

Ate ja!

Dia 11MAR12

Resumo do dia: De volta o treino

Sabeu tão bem voltar aos treinos xD Pedalei no rolo durante 55min com o acompanhamento dos planos de treino que fiz esta semana no computador.

Esta semana pretendo treinar mais vezes e seriamente pois a 1º Taça de Portugal na Batalha avizinha-se. Tenho de estar bem preparado a todos os níveis, especialmente a nível físico para este dia!

Ate ja!

Dia 8MAR12

Resumo do dia: Agora é mesmo 1º treino sério!

Fiz o treino nos rolos como deve ser com a bicicleta emprestada do meu tio e foi assim que consegui treinar com condições. Fiz o plano de treino mas pertencia ao Vitor Gamito (um dos melhores ciclistas portugueses e nos dias de hoje pedala no BTT) que realizou este treino na terça feira e decedi fazer o mesmo treino para ver como funcionava.

O que posso descrever é que foi mesmo excelente e até passou depressa. Não há explicações para isso mas aconselho vivamente a terem estes rolos apesar de serem caros.

O meu treino foi assim:

Quando terminei o treino, aproveitei analisar, comparar este treino com o do Vitor Gamito e percebi as diferenças como por exemplo ter de atacar com mais força nas subidas onde tem as barras mais altas. Para mim ele é como se fosse o meu treinador e é importante seguir o caminho dele uma vez que é experiente na carreira de BTT.

Até queria pedalar mais à noite mas tenho de descansar e amanhã logo de manhã volto a atacar os rolos novamente xD

Dia 7MAR12

Resumo do dia: Experimentação do rolo

Fiz o 1º treino nos rolos mas no entanto não correu como eu queria porque a bicicleta de estrada que estava montada era super antiga e continha algumas avarias nas mundanças e as mundanças da parte de trás não estava a funcionar corretamente e não só, localizavam na zona entre as pernas e não ao pé dos manetes dos travões.

Fiz apenas por 30min uma vez que não deu para continuar o treino.

Devo pedir ao meu tio para me emprestar a bike dele para conseguir treinar corretamente.

Dia 6MAR12

Resumo do dia: Tacx Bushido + Upgrade PC

A encomenda que eu fiz recentemente foi Tacx Bushido + Upgrade PC, pedalei cerca de 30km para experimentar uma vez que é tudo bastante novinho para mim e vou experimentando pouco a pouco. Da primeira vez que pedalei, posso dizer que é mesmo EXCELENTE! Tem as suas vantagens como poder pedalar sem sair de casa, ou seja, posso treinar um percurso qualquer das maratonas aqui em casa. Tem os vários níveis de dificuldade relacionados com as subidas, é espetacular!

Amanhã é para pedalar mesmo! Agora já posso treinar em qualquer hora e diariamente!

Vou é organizar os planos de treino desta semana com este magnifico Bushidoooo.

Para quem nao sabe o que é Tacx Bushido e Upgrade PC deixo aqui duas imagens como exemplos:

Dia 5MAR12

Resumo do dia: Busca da encomenda xD

Não tive tempo para pedalar hoje pois fui até um pouco longe para buscar a encomenda que há muito tempo queria comprar!

Amanhã é para testar! xD

Dia 4MAR12

Resumo do dia: Grande dia dos Malandros!

Tive boas prestações na Maratona de MalandrosBTT uma vez que consegui ficar no 8ºlugar no percruso de 30km. O meu objetivo era fazer os 60km mas por volta dos 20km começei a sentir caibras e não queria arriscar a ter lesões novamente e então segui pelos 30km. O que posso descrever sobre o percurso, foi excelente! Foi o melhor percurso que já apanhei até hoje. Houve descidas brutais mas sem perigos uma vez que não possuiu pedras no singletrack e é isso que prefiro. Fiz por 36km o que já é bom pois no entanto irei participar nas provas nacionais da categoria da deficiência que o primeiro irá ser a 1ºTaça de Portugal na Batalha no dia 25 de Março onde vou fazer 43Km. Tenho de estar bem preparado para este dia uma vez que vou-me estrear na prova oficial.

Não há duvidas que irei voltar no proximo ano! Valeu a pena!

Deixo os meus dados hoje:

Km: 36,07
Tempo: 1:37:04

Desnivel: 634 mts

Lugar:

Dia 29FEV12

Resumo do dia: Spinnig

Mais um treino melhorado de preparação para a 9ºMaratona de MalandrosBTT no Domingo. Dirigi-me ao ginásio para pedalar durante 1h15min
Sei que nesta maratona as esperanças de obter um bom resultado são poucas pois este mês não foi grande coisa.

Dia 27FEV12

Resumo do dia: De volta ao treino

Passaram duas semanas sem pedalar devido à lesão, e não foi possível recuperar o mais cedo possível uma vez que o joelho ficou bastante inchado e impediu-me de treinar regularmente. Confesso que tinha imensas saudades de pedalar e iniciei hoje durante 45 no Spinning mas foi com calma e sem exageros. Para mim este mês vai ser para esquecer e no próximo mês dar o me esquecer e no próximo mês dar o meu máximo!

Dia 16FEV12

Resumo do dia: Lesionado :(

A lesão mantém-se e a possibilidade de fazer esforços para treinar é nula :(

Parece que os treinos só retomarão no domingo ou na segunda-feira.

Dia 12FEV12

Resumo do dia: Dia triste!

Bem, o dia de hoje foi triste uma vez que tive uma queda muito feia logo no início dos 6 a 7 km e consequentemente sangrei bastante no joelho direito e, no entanto, perdi a força e a motivação. Para não piorar a situação decidi desistir nos 13 km onde voltou no local de partida.

Estava entre os 15 primeiros e tinha a probabilidade de ter um bom resultado da minha escalão porque reparei que os ciclistas que pedalavam a minha frente eram somente os Elites e Masters mas em primeiro lugar está a minha saúde. Claro que fiquei totalmente abalado com o que me aconteceu pois foi a primeira desistência. Nunca fui de desistir mas desta vez teve mesmo que ser por precaução da minha saúde.

Vai haver muitas maratonas para enfrentar por isso não me vou abaixo por causa de uma queda. Se não foi desta, será na próxima. Devo um grande obrigado a minha namorada uma vez que o apoio dela foi fundamental. Sou forte e vou treinar ainda mais para melhorar tanto as técnicas como a nível físico. Estou confiante que futuramente irei ter bons resultados desde que mantenha os treinos bem trabalhados e muita motivação. Desmotivação e fraqueza são os sentimentos que a mim não me assistem.

Agora o que me resta é recuperar as feridas e as dores sofridas e trabalhar mais para não voltar a acontecer. Há sempre lições para aprender!

Dia 10FEV12

Resumo do dia: Spinning

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning durante 45 min com algumas subidas intensas.

Já estou pronto para o desafio no Domingo! Que ansioso xD

Vou ver se consigo antigir o meu objetivo mas sei perfeitamente que nao vai ser nada fácil. Estar no top 10 na minha escalão já é bom mas preferia estar no top 5 claro!

Vou ter enfrentar o frio, o previsto vai ser 2º graus negativos uiiiiii que desafio! xP

Amanha é para descansar para arrancar o máximo possivel no Domingo xD

Dia 9FEV12

Resumo do dia: Objetivo conseguido!

Sei bem que tenho de treinar seriamente uma vez que para estar no top 5 no Domingo não se alcança sem treinos antecipados. Portanto sai de casa para pedalar na Serra de Sintra com o objetivo de pedalar menos de 2 horas. Durante o treino reparei que melhorei as tecnicas nas descidas, ou seja, fiquei com menos medo de enfrentar as descidas dificeis.

Os dados são os seguintes:

Km: 35,37
Tempo: 1:58:16
Desnivel: 1.072 mts

Amanhã há mais! Tem de ser!

Quero estar no top 5! xD

Dia 7FEV12

Resumo do dia: Musculação

Passei pelo ginásio para fazer as musculações nas pernas para aumentar a capacidade de pedalar intensamente.

Dia 6FEV12

Resumo do dia: RPM

Passei na aula de grupo de RPM para treinar durante 45 minutos.

No Domingo tenho uma maratona onde contém classificações etárias e os troféus para os 3 primeiros classificados. Vou participar como Sub-23 no percurso de 50Km em Pombal (Leiria).

Tenho de treinar como deve ser esta semana para poder ficar classificado no nível mais acima (dentro dos possíveis) no Domingo.

Dia 5FEV12

Resumo do dia: Treino intenso no Spinning + Futsal

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning durante 30 minutos intenso para me habituar na capacidade associada ao esforço acumulado.

A tarde tive o jogo de Futsal.

Dia 4FEV12

Resumo do dia: Passeio na Arruda-Montejunto

Aqui vai um pequeno resumo sobre o Passeio da Arruda-Montejunto do Grupo Desportivo de Surdos da Grande Lisboa. Eu fui o organizador deste evento e foram eu e mais 3 participantes. Iniciamos o passeio por volta 10 horas de manhã com 5º graus de temperatura mas mesmo assim não nos importamos com o frio pois durante o passeio já estávamos quentinhos. Fizemos um bom ritmo durante o passeio, os dois participantes Fábio Luiz e Mário esforçaram imenso para acompanhar o Fábio Inácio e o Ivo Pereira nos primeiros 30 Kms. A partir dos 30 Km começamos a subir numa montanha de Montejunto com o intuito de chegar no topo da monhanha, é ai começou a diminuir o ritmo da velocidade e é natural que o Mário e Fábio Luiz estiveram com dificuldades com a subida uma vez que eles realizaram muitos poucos treinos de btt. Mesmo com a grande dificuldade, chegamos na mesma ao topo da montanha. Foi fantástico atingir um objetivo importante juntamente com a equipa. A partir dai começamos a peladar nas estradas até ao fim devido ao Mário estar a ultrapassar uma grande dificuldade e a equipa compreendeu perfeitamente. Tivemos as descidas mesmo espetaculares e alta velocidade, até atingimos 68 km/hora  (já devíamos apanhar a multa pois ultrapassamos o limite da velocidade de 50 Km eheh). Perto dos 20 Km do fim voltamos a subir novamente, o Fábio Luiz melhorou a velocidade e o Ivo Pereira perdeu o ritmo da velocidade pois não teve o pequeno almoço correto e não esta habituado a pedalar muitas horas sem alimentar. No fim, o resultado foi 82 Km e 1.700 metros acumulados. Foi super difícil sem duvida mas mesmo assim a equipa enfrentou o grande sacrifício para chegar até ao fim e damos muitos parabéns pelo esforço e muita união na equipa!!! Espero contar com vocês novamente no próximo passeio! Bons treinos!

Dia 2FEV12

Resumo do dia: Mais no RPM

Passei na aula de grupo de RPM para treinar durante 50 minutos.

Esta semana esta a ser dificil para mim pois tenho os exames para fazer :(

Dia 31JAN12

Resumo do dia: RPM

Passei na aula de grupo de RPM para treinar durante 1 hora.

Dia 30JAN12

Resumo do dia: RPM

Passei na aula de grupo de RPM para treinar durante 50 min e no entanto custou-me imenso pedalar durante a aula uma vez que ando mal treinado nos últimos dias e muitas comidas.

Tenho mesmo de voltar aos meus treinos como deve ser para atingir os meus objetivos!

Faltam menos de 2 meses para a competição nacional de XCM!

Dia 28JAN12

Resumo do dia: Barriga cheia!

Passei na loja de bicicleta para buscar a minha mula. Está muito bem limpinha e bem arranjadinha xD Tenho de voltar a pedalar com ela!

Tive o jantar dos anos do meu irmão, a ementa era buffet, não resisti e enchi tanto a barriga.

Agora tenho de trabalhar para perder uns kgs! Que raiva! xD

Dia 27JAN12

Resumo do dia: 1ª Revisão da minha princesa!

Passei na loja para deixar a minha mula para fazer a sua primeira revisão pois reparei que não se encontrava em grandes condições principalmente as rodas que estavam tortas devido as quedas no Raid no Domingo. E não só, aproveitei utilizar a revisão gratuita graças à inscrição da Maratona de Sintra. E a minha namorada veio cá passar o fim de semana e ela também merece a minha atenção xD

Estou com algumas dores nas pernas e vou fazer uma pequena pausa para recuperar fisicamente.

Amanhã é para buscar a minha princesa sem falta!

Dia 25JAN12

Resumo do dia: Musculação nas pernas

Hoje o meu dia não foi muito motivador mas como não podia pretendia ficar parado, passei pelo ginásio para fazer as musculações nas pernas para aumentar a capacidade de pedalar mais intensamente.

Dia 24JAN12

Resumo do dia: RPM+Spinning

Passei pelo ginásio para ir a aula de RPM HighPerformace para treinar durante 1hora e decidi pedalar mais então sentei me no Spinning e pedalei intensamente durante 30min com o intuito das subida uma vez que as subidas sempre me agradaram xD

Dia 23JAN12

Resumo do dia: RPM

Passei na aula de grupo de RPM para treinar durante 50 minutos, somente para descontrair as pernas uma vez que ontem empenhei-me muito no Raid.

Amanhã já devo voltar ao meu treino intenso.

Dia 22JAN12

Resumo do dia: Grande empeno no Raid!

Venho aqui relatar sobre a minha participação no 5º Raid - À Descoberta das Maravilhas do Sobral de Monte Agraço. Compareceram cerca de 400 a 500 participantes prontos para enfrentar a dureza do Raid. Cheguei um pouco cedo para me preparar muito bem uma vez que pretendia localizar-me nas primeiras filas do ínicio da partida e consegui ficar na 2º fila da frente. Quando se deu o início da partida, os ciclistas da frente agiram como se fosse a meta do fim, ou seja, pedalaram loucamente para fugirem dos outros ciclistas que é o ideal para começar para nao baralhar o rendimento. Esforçei-me ao máximo para ter um bom rendimento neste Raid mas encontrei alguns caminhos totalmente dificeis principalmente nas descidas que só continha uma fila pequenina, recheado de pedras e grandes degraus o que foi super díficil para mim pois tem a ver com a tecnica que não é o meu forte e só se pode evoluir através da experiência do BTT portanto dificultou me bastante e até me obrigou a pedalar muito devagar com um pé no chão para me proteger das quedas. Cai duas vezes por causa disto mas nada de grave e a corrente soltou duas vezes na qual tive de parar e ajeitar como deve ser. Houve 3 a 4 subidas muitas acentuadas que já estava a espera pois basta ver o Monte no Sobral de Monte Agraço. Houve muitas marcações o que é positivo mas cerca de 2 a 3 delas estavam um pouco escondidos e é difícil procurá-las com velocidade e cansaço onde eu e mais 2 ciclistas perdemos o caminho e tivemos que voltar atrás para procurar as fitas.

Por volta dos 55km começou a aparecer as caibras nas minhas pernas o que é doloroso pois aguentar estas dores é preciso muita força para continuar a pedalar até ao fim uma vez que estes ultimos kms até à meta eram só as subidas. Que sacrificio! Com estas dores não foi possível ter o mesmo rendimento que fazia no meio do percurso portanto perdi os 3 primeiros lugares.

Quando cheguei a meta dei-me entender que nesta maratona não continha a classificação, foi uma falha minha não ter lido o regulamento completo pois como em todas as maratonas pensei que os regulamentos eram todos idênticos mas estava enganado a meu respeito.O meu pai esteve presente nesta maratona e estava na meta à espera que eu terminasse o percurso e referiu que fiquei entre 8º a 12º lugar, com este resultado só posso ficar satisfeito uma vez que é a primera vez que realizei mais de 60km e com 1.500 metros acumulados. Questionei ao ciclista que esteve comigo desde o princípio dos 10km até aos 55km e ele ficou entre 4º a 5º lugar. Fiz as minhas contas e posso confirmar que fiquei por volta destes lugares. O resultado não é certamente importante para mim pois o que mais me interessa é o tempo uma vez que as classificações vão dependendo das presenças dos melhores ciclistas de Portugal pois houve uma outra maratona que decorreu no mesmo dia e a maioria dos melhores ciclistas descolaram-se para lá.

Concentradissimo :)

Deixo aqui o meu resultado:

Km: 62,56

Tempo: 3:31:04

Desnível: 1.507 metros

O que mais apreciei foi a paisagem super fabulosa e passei mesmo ao lado das energias eólicas e moinhos. Foi uma sensação fantástica desfrutar este dia e tomei conhecimento de que tenho que treinar mais as técnicas!

Deixo o meu feedback:

Pontos Positivos
- Percurso interessante de 60Km
- Abastecimentos para todos os gostos e feitios e aos Kms certos
- Simpatia da organização e rapidez
- Elementos da organização e Polícia nas várias intersecções de estrada
- Preço (5€)

Pontos negativos:
- Marcações pouco visíveis em algumas zonas
- Descidas perigosas e dificeis

Agora só quero é deitar na cama ou sofá para descansar!!! xD

Dia 21JAN12

Resumo do dia: Futsal

Pretendia fazer um treino pequeno na parte de manhã mas dei-me a entender que tinha o cansaço acumulado dos últimos dias, portanto fiquei a descansar para atacar o desafio de amanhã.
Bem que a teimosia é um defeito meu, joguei Futsal novamente mas com a maior precuação possível uma vez que esta modalidade já me impediu de treinar 3 dias seguidos mas como tenho um grande LOVE por este desporto na qual surgiu desde pequenino e deixar de jogar é uma árdua tarefa.
Foi um grande jogo onde duas equipas disputaram muito bem e felizmente a nossa saiu como a vencedora e era este o objetivo principal.

Sai do jogo sem alguma dor o que é positivo!

Até amanha e boas maratonas :)

Dia 20JAN12

Resumo do dia: Treino intenso no Spinning

Passei novamente pelo ginásio para efetuar o treino intensamente uma vez que o plano foi criado por mim na qual me obriga a pedalar constantamente tanto a pé como sentado. Este plano consiste no aumento da força nas pernas para poder pedalar numa carga mais pesada para pedalar com mais rapidez durante o percurso. Só durou uma hora e já nao me aguentava mais eheh xD...

Sinceramente penso que não me vou encontrar bem a nível físico no Raid daqui a 2 dias mas a ansiedade permanece claro!

Até ja e bom fim de semana!

Dia 19JAN12

Resumo do dia: Finalmente!

Uma vez que permaneci lesionado durante 3 dias, finalmente estou em boas condições e segui para o treino. Exagerei um pouco logo no primeiro treino desta semana pois tinha que recuperar os 3 dias desperdiçados. Então passei pelo ginásio para participar nas duas aulas de RPM e uma aula de PowerJump, uma sessão que tem como objetivo saltar no meio do trampolim o que é motivador para trabalhar especialmente nas pernas.

O tempo duração do RPM foi de 1h30 bem intenso pois estas aulas servem para bombar com o acompanhamento de músicas altas.

Dia 17JAN12

Resumo do dia: Lesão

Como é de constatar, estou lesionado e treinar não é certamente uma boa ideia. Mas passei pelo ginásio para fazer um pouco de musculação na parte de cima e pedalei durante 20 min sem esforços. Penso que amanhã ou quinta estarei bem fisicamente.
O Domingo está a se avizinhar e eu estou sem treinos, que raiva!

Dia 16JAN12

Resumo do dia: Lesionado! :(

Durante a noite de ontem deparei-me com umas dores na perna direita e penso que isto irá impedir me de realizar treinos durante os próximos dias. Que triste!
O desporto alternativo do BTT não pode certamente ser o Futsal pois é uma modalidade que contém muita atividade física e um pouco violento. Vou tentar recuperar o mais rápido possível para regressar aos treinos pois este Domingo tenho a maratona de 60km “5º Raid- À Descoberta das Maravilhas no Sobral de Monte Agraço".

É esta a maratona que eu me preparava ansiosamente pois o percurso é longo. Espero poder voltar rapidamente!

Está na hora de meter o gelo e seguidamente a pomada. Que sacrifício!

Dia 15JAN12

Resumo do dia: Futsal

Aproveitei e fiz uma atividade física diferente. Joguei futsal com os amigos contra uma equipa no LinkSport. Foi um jogo bem disputado.

Fiquei com mais vontade de treinar BTT xD

Dia 14JAN12

Resumo do dia: Oh meu deus!

Acordei cedo para aproveitar o dia e dirigi-me para a Serra de Sintra onde vou pedalar num percurso pela primeira vez graças a tecnologia do Garmin Edge 800. Passei pelo Castelo de Mouros até ao Santuário da Peninnha que se situa no outro lado da montanha de Sintra.
Deixo aqui a imagem com o percurso e a elevação que fiz hoje:

Os meus dados de hoje:

Tempo: 4:57:03

Km: 81,97

Elevação: 2.411m

Como era um percurso desconhecido, continha muitos caminhos em mau estado e caminhei em percursos do Downhill e com bastantes pedras enormes era impossivel pedalar normalmente. Consequentemente, interrompi inúmeras vezes, andei devagar e obviamente que perdi muito tempo para aturar estes pisos terríveis.

Agora ja conheço um pouco melhor os percusos situados na Serra de Sintra, ainda tenho muito a conhecer sobre estas paisagens bonitas perto da minha casa.

Na próxima semana devo passar por lá novamente com o intuito de conhecer ainda melhor e procurar outras alternativas de caminhos para poder treinar os percursos de XC como deve ser. A grande vantagem da Serra de Sintra são as montanhas que são enormes o que é ótimo para treinar com regularidade.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1 Fast Recovery após do treino.

Bons treinos e boas maratonas este fim de semana!

Dia 13JAN12

Resumo do dia: Treino de musculação

Como me sinto cansado passei pelo ginásio para treinar as musculações no corpo inteiro especialmente na parte de cima.
Amanhã devo sair para pedalar na Serra de Sintra pois no Domingo tem a previsão de chuva.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1 Total Whey antes e após do treino.

Dia 12JAN12

Resumo do dia: RPM+Spinning

Hoje decidi treinar a resistência, então passei pelo ginásio para participar nas duas aulas de RPM que teve a duração de duas horas (cada aula tem 1hora) bem puxados acompanhados pelos instrutores e de seguida sentei me no Spinning e continuei a pedalar mais 30 min. O tempo de total foi de 2horas e meia.

Agora preciso mesmo do descanso pois já são três dias seguidos de treinos bem puxados.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1/2 Fast Recovery após do treino.

Dia 11JAN12

Resumo do dia: Treino intenso no Spinning

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning, e foram feitas duas sessões intensas de treino de 30 minutos com o objetivo de adaptar o organismo da intensidade de competição. O tempo total foi de 1 hora. Aumentei a duração do tempo durante as seções intensas comparativamente com as da semana passada.

Dia 10JAN12

Resumo do dia: RPM

Passei na aula de grupo RPM High Performace para treinar durante 1hora e durante este treino, tomei conhecimento de que beber apenas água é demotivador mas tentei esforçar-me e concentrar-me no treino independentemente do que estava dentro do bidon. O ideal é beber a isotónica que é mais energética.
Também me dei a entender que demoro a fazer o aquecimento inicial das pernas pois no início da aula, as pernas não estavam a responder como eu pretendia mas passados 30 a 40min já estava a reconhecer as minhas pernas a fazer a sua função: trabalhar seriamente como aconteceu no Domingo. Tenho de me habituar a arrancar logo no início uma vez que as partidas nas provas são fundamentais pois é a altura ideal para afastar os outros ciclistas para não desperdiçar o tempo.

Dia 9JAN12

Resumo do dia: Musculação

Aproveitei passar no ginásio para trabalhar, sobretudo, fisicamente na parte de cima e descansar as minhas pernas.
Para mim não há folgas!

Suplementos Gold Nutrition:

- 1 Total Whey antes e após do treino.

Dia 8JAN12

Resumo do dia: Entrada fantástica com o pé direito!

Marquei presença no VIII Trilhos de Pontével como a primeira maratona do ano, o percurso foi interessente e conteve poucas subidas acentuadas com grandes dificuldades devido ao mau piso e obrigou-me a andar com a bicicleta nas mãos. O menos interessante foi que a maior parte do percurso foi na estrada uma vez que normalmente atravessamos para os percursos terrestres mas desta vez não foi assim.

Vou relatar como foram as minhas prestações: iniciei um pouco mal pois logo nos 5 a 10km pressenti o cansaço nas pernas e apercebi que treinar o Futsal ontem não foi uma boa ideia e até pensei em mudar para o percurso dos 38km mas por volta dos 15km apanhei um grupo bem puxado e com a motivação que eles demonstraram "instalou-se" em mim também e segui o resto do percurso com eles acabando por optar pelos 52km como estava previsto. Por volta dos 40km fiz uma fuga do grupo que um deles era o Marco Chagas pois dei-me a entender que tinha possibilidades em avançar mais e os dois atletas perseguiram-me durante cerca de 8km mas tive uma queda um pouco dura num buraco muito fundo que até a minha cara bateu no chão mas felizmente não sofri muito, foram apenas ferimentos ligeiros. Obviamente que esta queda fez-me perder uns segundos do meu tempo acabando por ficar no mesmo grupo que perseguia antes da queda mas como restavam cerca 4km para chegar ao fim da meta decidi gastar todas as minhas energias.

Acabei por ficar em 23ºlugar o que foi um bom resultado para mim pois é a primeira vez que participo num percurso com mais de 50km.

Os meus dados foram os seguintes:

Km: 53,13

Tempo: 2:13:44

Desnível acumulada: 907m

Foi uma manhã excelente sem dúvida e provavelmente para o ano estarei lá novamente!

- Goldrink e Extreme Gel durante a maratona

Dia 7JAN12

Resumo do dia: Treino de Futsal

Aproveitei jogar Futsal com amigos em vez de pedalar pois o Futsal também faz parte do desporto, uma vez que tive uma experiência fantástica com esta modalidade. É uma modalidade alternativa mas um pouco violento. Foram 2 horas de treino bem trabalhados. Sinto um pouco de cansaço nas pernas devido a muitos treinos esta semana e não só, foi a primeira semana com que treinei seriamente e espero que amanhã tudo corra pelo melhor.

É já amanhã xD yes!

Dia 6JAN12

Resumo do dia:  Corridinha em recuperação

Hoje é o meu dia de descanso pois vai me permitir recuperar algumas dores nas pernas que foram bem treinadas desde o príncipio da semana (7h30m). O descanso é fundamental para a fase de evolução pois as pernas também precisam de uma pausa uma vez que o ideal é repousá-las uma vez por semana.

Mesmo no meu dia de descanso, quis movimentar-me (energético que eu ando eheh) e então fiz uma corrida pequena durante 40m no Passeio Marítimo do S. João do Estoril/Cascais que tem uma visita fabulosa e uma excelente respiração que vem do mar.

Aproveitei buscar as rodas convertidas para o Tubeless que contém o liquido por dentro dos penus e vai tapar os furos pois desde que adquiri a bicicleta já foram ocorridos 2 furos. E assim não contribuía para uma boa segurança nas maratonas e nos treinos. De seguida, aproveitei limpar a minha princesa para brilhar na sua primeira maratona, bem que ela também merece ficar vaidosa pois tem se comportado muito bem nos treinos exceto os pneus eheh xD

Ups, a ansiedade de pedalar no Domingo já se instala dentro de mim xP

Dia 5JAN12

Resumo do dia:  Treino intenso no Spinning

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning, e foram feitas duas sessões intensas de treino de 20 minutos com o objetivo de adaptar o organismo da intensidade de competição. O tempo total foi de 1 hora.

Aproveitei também fazer os planos de treinos deste mês que me permite organizar o tempo de treino. Criei os 4 tipos de treinos que me vão acompanhar em cada treino para poder evoluir semanalmente.

Mais tarde devo abrir um tópico com os meus 4 tipos de treino.

Dia 4JAN12

Resumo do dia: Treino de resistência

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning que é semelhante pedalar na estrada. O treino teve o tempo de 2 horas com intensidade média pois o objetivo principal é melhorar a resistência. (Os treinos de resistência vão ocorrer em todas as quartas-feiras uma vez que fica no meio da semana que é o ideal e suficiente para recuperar nas provas nos Domingos.) Nas próximas quartas tenciono aumentar pouco a pouco o tempo. Os treinos de resistência têm especialmente 2 objetivos: o tempo e a cadência. (os kms não importam tanto)

Deixo aqui os meus dados que o monitor do Spinning demonstrou

Tempo: 2:00:00

Km: 95,12

Média da cadência: 112

- Goldrink e Extreme Gel durante o treino

- 1/2 Fast Recovery laranja após o treino

Dia 3JAN12

Resumo do dia: Primeiro treino de BTT do ano

Realizei o meu treino de BTT num percurso desconhecido na Serra de Sintra. Iniciei num percurso terreste mas já nos 20 a 25km, um pequeno furo no pneu de frente complicou o treino que me obrigou a desviar e a continuar o treino na estrada. Parei duas vezes para encher o pneu pois não queria interromper o treino. Brevemente, devo alterar para os pneus Tubless que contribui para uma melhor segurança e leveza já que contém um líquido para tapar os furos.

Mostro-vos aqui o percurso que realizei

Tempo: 2:05:41

Km: 40,71

- Goldrink durante o treino

- 1/2 Fast Recovery laranja após o treino

Amanha devo fazer o treino de resistência e até já!

Dia 2JAN12

Resumo do dia: Belo arranque do ano!

Como prometi a mim próprio que me ia empenhar mais neste ano, começei o primeiro treino deste ano com muito empenho. O prometido é devido. Passei no ginásio duas vezes, de manhã onde pedalei no Spinning durante 1h30min que foi bem puxado e de tarde, que aproveitei ir à aula de RPM com o instrutor excelente durante 1hora. O total do treino do primeiro dia do ano foi 2horas e meia. Não quis exagerar bastante pois pretendo treinar diariamente.

Este domingo vou marcar a minha presença no VIII Trilhos do Pontével no Cartaxo e tenciono pedalar no percurso de 50km. Espero obter bom resultado e não me encontrar com lamas.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1/2 Fast Recovery laranja após o treino de manhã.

- 1 Total Whey morango após o treino da tarde.

Amanha há mais! xD

Dia 1JAN12

Resumo do dia: 2012

Bem já estamos no ano de crise mas apenas é psicológico! As mudanças que vão ocorrer neste ano vão ser notáveis devido tanto às competições nacionais e regionais pela primeira vez da minha carreira como também a possibilidade da minha participação no Campeonato Europeu do BTT de Surdos em Russia. Para me preparar os treinos vão sem dúvida ser intensos e bem trabalhados. Prometi a mim próprio que a maior parte do meu tempo vai ser dedicado aos treinos de BTT e espero que a minha motivação e sacrifício se mantenha para obter bons resultados. Estou confiante que vou passar por uma fase boa e evoluir através dos treinos.

Em principio vou participar pelo menos 20 provas este ano onde podem ver através do meu Calendário XCM.

Este mês vou marcar a minha presença nas duas maratonas com o objetivo de me habituar a competir com os outros atletas pois já me vejo com capacidade de pedalar cerca de 50 a 60 Km. Espero que no proximo mês consiga pedalar entre 80 a 100 Km.

Espero que vocês continuem a desfrutar o meu site onde posso partilhar convosco e a vossa opinião é sempre bem-vindo. Podem comunicar comigo através do Livro de Visitas.

Mais uma vez Bom Ano!!!

Cumprimentos!

Dia 31DEZ11

Resumo do dia: BOM ANO NOVO!

Quero desejar aos meus visitantes umas Boas entradas no ano de 2012! Que neste ano novo encontres felicidade, saúde, amor, dinheiro, paz, e tudo o que necessites. Que as lágrimas derramadas em 2011 sejam sorrisos em 2012! Tanto a nível pessoal como profissional que tenham sucesso (dentro dos possíveis) e que atinjam todos os objetivos pretendidos.

Dia 29DEZ11

Resumo do dia: Ginásio

Passei pelo ginásio para pedalar no Spinning  como treino de manutenção durante 40 min com o objetivo de descontrair nas pernas esforçadas no dia anterior.

Aproveitei para comprar as luvas de Inverno para poder pedalar logo de manha sem apanhar o frio nas mãos.

Dia 28DEZ11

Resumo do dia: Nova tecnologia do GPS!

Comprei o Garmin Edge 800 para me acompanhar nos treinos e nas provas e não só, como sou novato não conheço muitos percursos onde posso treinar portanto esta tecnologia vem me ajudar para conhecer os novos trilhos bonitos cá em Portugal.

Pela primeira vez a usar, queria gravar o meu percurso onde conheci na Sintra.

Deixo aqui uma imagem que mostra o percurso e os meus dados do treino hoje:

Foi uma mistura de BTT e de estrada. Alguns percursos também foram descobertos pela primeira vez graças à minha aquisição do GPS.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1 Fast Recovery laranja após o treino.

Dia 24DEZ11

Resumo do dia: Ho Ho Ho Vem o Pai Natal Ho Ho Ho!

Quero desejar um Feliz e Santo Natal aos meus visitantes! É com grande prazer que atualizo o meu diário e espero que continuem a desfrutar e a visitar o meu site.

Tem de ser o Pai Natal com a bicicleta! xD

Mais uma vez, um Bom Natal com muita saúde, harmonia, paz e felicidade. Recebam muitas prendinhas, desde que tenham a ver com a bicicleta eheh xD

Desfrutem bem o dia!

Dia 23DEZ11

Resumo do dia: Passeio no topo da montanha

Fiz o percurso parecido ao de ontem mas com menos subidas. Pedalei com o meu irmão que conheceu o mundo do BTT pela primeira vez. Foi calmo e desfrutamos a natureza linda.
Chegamos ao topo da montanha de Sintra onde tem uma visita extremamente bonita! Vá nao quero ser egoista, deixo aqui uma foto para vocês verem xD

Suplementos Gold Nutrition:

- 1 Total Whey morango após do treino.

Dia 22DEZ11

Resumo do dia: Grande máquina!

Pela primeira vez estreei a minha bicicleta nova no mato, só posso dizer que a minha princesa é 5 estrelas! Suave, confortável e leve!
As diferenças entre estas duas bicicletas (Specialized e Rockrider 6.3) são notáveis destacando-se a maior facilidade de pedalar nas subidas.
Pedalei 51 km por 2:31:34 num percuso onde antes não tinha descoberto, ou seja, pedalei calmamente para não arriscar obstáculos desconhecidos.

Deixo aqui a beleza no mato.

Suplementos Gold Nutrition:

- 1/2 Fast Recovery laranja após do treino.

Amanha há mais eheh xD

Dia 21DEZ11

Resumo do dia: Treino como de ontem

O meu treino de hoje foi idêntico ao de ontem devido ao cansanço sentido nas pernas mas amanhã já devo estar bem fisicamente para prolongar mais o tempo.

Dia 20DEZ11

Resumo do dia: Treino curto e intenso

Passei pelo ginasio, pedalei intensamente durante 45 min. Senti o cansaço após pedalar meia hora pois as pernas ainda não estão habituadas a pedalar fortemente. Devo continuar a treinar deste modo nos próximos treinos para as pernas adaptarem com mais força. Mal terminei o treino fiz muitos alogamentos uma vez que é fundamental quando nos sentimos cansados.
Amanhã devo aproveitar as boas condições climáticas para pedalar na rua com o objetivo de experienciar as técnicas no mato.

Dia 19DEZ11

Resumo do dia: Treino intenso

Fui ao ginásio para pedalar no RPM durante 1 hora e logo a seguir aproveitei pedalar no Spinning visto que estava dispónível mais uma vez durante 1 hora. Na totalidade foram 2 horas de treino bem trabalhados. Tenciono aumentar cada vez mais o tempo com o objetivo de me preparar para as competições de 60 a 80km.

Dia 17DEZ11

Resumo do dia: Descanso

Para não ficar parado após um dia de descanso, dirigi-me às duas lojas de bicicletas para apontar na lista os meus investimentos nas prendas de Natal para mim eheh...
Os investimentos deverão ser os novos punhos, bar ends, a conversão das rodas para Tubless e o rolo de treino para pedalar no interior da casa uma vez que é o ideal para treinar diariamente.

Dia 16DEZ11

Resumo do dia: Musculação

Passei no ginásio para fazer a musculação no corpo inteiro que é fundamental para os betetistas. O ideal é fazer uma ou duas vezes por semana. Não resisti quando vi o Spinning disponível e pedalei durante 30 min para ter o treino de manuntenção.

- 1 Batido de Total Whey antes e após do treino.

Espero que este fim de semana nao chove muito para eu poder experimentar a minha bicicleta linda xD

Um bom fim de semana repleto de diversão!

Dia 15DEZ11

Resumo do dia: Spinning
Fui ao ginásio para pedalar no Spinning durante 75 min. Foi o treino de resistência para me habituar uma vez que estou a pensar participar no RaidXO 350 km por 3 dias, SRP 160 km, PTR 100 km e OpenXCR por 6 ou 12 horas. Para isso a resistência deve ser muito bem treinada!

Até ja! xD

Dia 14DEZ11

Resumo do dia: RPM

Passei pelo ginásio onde tinha aula de RPM, foi muito puxado durante 50 min. Era muito sprint e algumas subidas com o instrutor fantastico. Fiz um pouco de musculação nas pernas e no peito.

Dia 13DEZ11

Resumo do dia: Bicicleta NOVA! XD
Finalmente consegui ter uma bicicleta nova que queria há muito tempo! É absolutamente linda né?

Essa bicicleta tem exatamente 11 Kg incluido os pedais, mais tarde vou começar a investir para diminuir o peso pouco a pouco. Talvez consiga chegar a menos de 9,5 Kg xP Estou mesmo doido pela minha PRINCESA!!!

Mais logo deixo aqui as opiniões sobre a minha princesa!

Dia 12DEZ11

Resumo do dia: treino de recuperação

Como estou um pouco cansado, hoje o treino foi calmo para recuperar fisicamente, fiz apenas 25 minutos de Spinning, um pouco de musculação nas pernas, piscina para descontrair e jacuzi (sabe tão bem xD).

A tarde comprei os sapatos próprios para os pedais presos da bicicleta e amanha vou usá-los no treino xD

Dia 11DEZ11

Resumo do dia: Melhor resultado do ano! Happy! xD

Segue o meu testemunho da 2ª edição do Challenge BTT de Portugal:
Secretariado: rápido e eficiente
Estacionamento: amplo e diversificado (pena foi estar bastante afastado da partida, do secretariado e dos banhos)
Marcações: excelentes
Segurança: para além da presença dos elementos da GNR em todas as ligações com o alcatrão, várias ambulâncias estacionadas durante o percurso
Abastecimentos: não parei em nenhum deles
Banho: não utilizei pelo facto dos balneários encontrarem-se longe do local de estacionamento, obrigando-nos a conduzir todos sujos, cheios de lama (situação a rever)
Lavagem das bikes: existiram 9 mangueiras e foram bastante rápido para quem chegou mais cedo
Massagens: não experimentei
Brindes: do melhor que já apanhei até hoje!
Conclusão: Muito bom!!!

Foi a ultima maratona do ano, cheguei uma hora antes da partida para me preparar com calma e estar bem organizado. Havia milhares de ciclistas mas nada de confusões.

No arranque da partida durante 8km foi super otimo porque o caminho era largo e deu para afastar os ciclistas para nao gerar confusões mas para isso obrigou me a pedalar imenso com o objetivo de acompanhar os ciclistas mais "fortes".
O percurso foi plano mas com muita dureza devido a predominância de areia molhada de lama. No fim dos 10km era imensa areia e dificultou me muito a pedalar. Foi uma paisagem muita bonita sem duvida!

Por falar no resultado, fiquei 61º lugar entre 1.037 participantes! Foi o melhor resultado a comparar com as 3 ultimas maratonas desde Setembro. Com este resultado só posso ficar muito satisfeito porque nao me devo esquecer que a bicicleta com que pedalei tem 5 a 6 kg a mais relativamente as bicicletas dos ciclistas que estiveram a minha frente. Fiz um grande sacrifício a lutar por este resultado excelente!!!

Pelos visto que melhorei as minhas capacidades, é apenas com os treinos bem trabalhados e já deu para notar o resultado hoje!!!

Recebi uma t-shirt amarela bonita e uma pulseira amarela de Livestrong lindaaa! E dei um apoio monetário de 5 USD para as pessoas doentes de cancro xD

Os meus dados que fiz hoje:
Km: 39,31
Tempo: 1:42:50
Vel. Média: 22,94

- Meia Extreme Bar pessego antes
- 1 Extreme Gel ananás ao longo do percurso

Algumas fotos de hoje...

Evento a repetir, sem dúvida.
Até para o ano!

Amanha há treino xD Ate já!

Dia 10DEZ11

Resumo do dia: Jogo de Natal Ho Ho
Como sou Presidente do Grupo Desportivo de Surdos da Grande Lisboa, decidimos organizar o Jogo de Natal para convivermos uma bela parte do tempo da tarde com os atletas. Foi o ultimo evento do ano e o dia que ficará na memória pois divertimos imenso! Esperamos voltar a organizar mais no próximo ano.

Bem, assim treinei um bocado e com a diversão! Os meus amigos que participaram no evento hoje merecem aparecer numa foto aqui eheh xP

Estou muito ansioso para amanhã e simplesmente quero conseguir um bom, resultado possivel. Estou confiante que sim xD.

Amanha deixo aqui as informações sobre o 2º Challenge BTT de PT.

Dia 8DEZ11
Resumo do dia: o melhor treino até agora! xD

Hoje tinha uma bicicleta de estrada emprestada então fui dar uma volta com ela, simplesmente foi magnifico! Com esta bicicleta fantastica tinha de aproveitar ao máximo e diria que foi o melhor treino até agora!!! xD A minha opinião sobre os pedais presos é, sem dúvida, positiva pois ganhamos mais confiança a nós mesmos relativamente a bicicleta e foi brutal andar com ela!

O meu treino intenso de hoje foi assim:
Km: 65,73
Tempo: 2:28:10
Vel. Média: 26,43

- 1 Fast Recovery após

Está aqui o mapa com o percurso que fiz...

E a bicicleta...

É absolutamente linda né? xP

Obrigado meu tio por me emprestares a sua bicicleta magnifica!!!

Até ja e bom feriado!

Dia 7DEZ11

Resumo do dia: Corrida e Diversão
Fui ao ginásio para recuperar fisicamente pois tenho andado a treinar no limite, portanto fiz uma corrida pequena durante 35 min, um pouco de musculação nas pernas e jacuzi (sabe tão bem xD).

A noite fui andar de Longskate para conviver com os amigos, do Campo Grande até Cais do Sodré, no entanto a ultima vez que andei foi há 2 anos, que saudades poça!

Tenho a bicicleta de ciclismo emprestada para andar amanhã, estou mesmo ansioso pois vai ser pela primeira vez pedalar com os pedais presos (espero não haver as quedas eheh) xD...

PS: Gostaria de experimentar participar numa prova de Duatlo no dia 29 de Janeiro de 2012 em Jamor, alguem alinha??

Dia 6DEZ11

Resumo do dia: Treino de força

Fiz o treino de força durante 55 min no Spinning para me preparar para o Domingo e fiz musculações em algumas partes para melhorar as condições físicas..
Vejam um bom video para motivar a mentalidade dos atletas!

www.youtube.com/watch?v=0MTlohPLIL4&feature=player_embedded#!

- 1l de Gold Drink limão

- Meio batido de Fast Recovery após

Amanha há mais! ;)

Dia 5DEZ11
Resumo do dia: Surpreendido!

Consegui comprar a balança de peso apropriadas para as bicicletas porque sempre tive curiosidade em saber o peso. Portanto quando fui pesar a bicicleta Rockrider 6.3, que era susposto pesar por volta de 14,4 kg como está anunciado no site do Decathlon mas afinal era 16,64 KG!!! (A loja do Decathlon anda a enganar aos clientes, que triste). Andei em 3 maratonas com este peso super pesado porque o ideal é por volta de 10 kg e repara só a DIFERENÇA! É como ter um pouco mais duma garrafa de água de 5 LITROS nas minhas costas a pedalar... Simplesmente incrivel, fiz um grande sacrificio nas ultimas maratonas. Deixo aqui uma fotozinha para verem...

Fiz o treino de força durante 25 min pois no Domingo a maratona tem o percurso plano portanto vai ter muito sprint e amanhã vou aumentar o tempo para melhorar fisicamente e estar mais preparado. E não só, fiz musculações no corpo todo especialmente nas pernas eheh xP..

Ate amanhã!!!

Dia 4DEZ11

Resumo do dia: Garganta inflamada

Hoje o dia foi triste porque quando acordei logo de manhã com o objetivo de fazer o meu treino matinal deparei-me com a minha garganta inflamada devido ao vento e à chuva enquanto pedalava ontem. Para não piorar, dirigi-me a loja para comprar um cachecol próprio para utilizar na próxima vez com mais proteção.

No entanto, a partir de amanhã tenho um objetivo que é conseguir um bom resultado no 2ºChallenge BTT de PT em Salvaterra de Magos no Domingo.

Dia 3DEZ11

Resumo do dia: RPM

Logo bem cedinho aproveitei passar pelo ginásio onde tinha aula de RPM, foi muito puxado. Era muito sprint e algumas subidas. A aula foi acompanhada por uma instrutora rigida e com atributos fisicos bem melhores do que eu, que INVEJA eheh xD.
A duração da aula foi de 60 min e diria que pedalei cerca de 30 a 40 km (na aula de RPM nao tem conta-km).

Para quem não sabe o que é RPM entao deixo uma foto aqui...

Amanhã devo pedalar por volta de 50 a 60km xD Quero andar a bicicleta o máximo possivel de km nos Domingos para me habituar como se fosse as maratonas/provas.

Bom fim de semana e até amanha!

Dia 2DEZ11

Resumo do dia: Treino na estrada com a chuva

Hoje a tarde apeteceu me a treinar na estrada com a bicicleta de ciclismo, queria aproveitar bem com o tempo normal para nao estar sempre enfiado no ginásio em todos os dias. Então quando comecei a pedalar e tive de enfrentar o frio e contra de vento pois o corpo não estava bem aquecido no inicio. Por volta de 10km começou a chover (o site do Windguru enganou me eheh xD) e fiquei mais frio ainda então comecei a pensar unica solução para estar quente é pedalar mais rápido portanto a chuva obrigou me a fazer isso mas com muito cuidado nas descidas devido os pneus que podem escorregar nas curvas do piso molhado, felizmente depois cerca de 7 min parou de chover. Passei na Estrada de Serra na Sintra onde tem as duas subidas muitas acentuadas e depois passei no Guincho onde vi o Pôr do Sol com as nuvens que estava extremamente lindoooo! Como o tempo do dia é curto portanto tive de voltar para casa mais cedo do que queria.

Deixo aqui os meus dados:

Km: 41,15

Tempo: 1:40:46

Vel. Média: 24,50

Queria saber quanto foi acumulado mas infelizmente o meu conta-km nao tem, como pode ver a foto que é a marca da Sigma 906 que só tem as horas, km dia, tempo, velocidade atual, velocidade média, velocidade máxima, km total e tempo total. (Como sou o novato do BTT, esta conta-km ja é o ideal para começar).

Boas pedaladas!

Amanhã há mais e até ja.

Dia 1DEZ11

Resumo do dia: FERIADO!

Como hoje é feriado, tenho de aproveitar muito bem o dia porque no próximo ano já não vai existir mas mesmo assim o feriado não pode ficar descansado então de manha fui ao ginasio pedalar no meu "Spinning".

O meu pequeno treino foi assim:

Km: 32

Tempo: 55 min

Foi um treino calmo pois senti cansaço acumulado de estar a treinar muito esta semana e nem sequer tive um dia de descanso. Sempre a trabalhar!

A tarde devo aproveitar bem o dia a passear e desfrutar este tempo calmo.

BOM FERIADO!!!

Dia 1SET11 a 30NOV11

Pela primeira vez a contar pequena história...

Bem vou contar uma pequena história, iniciei esta modalidade no inicio de Setembro de 2011 por brincadeira e acabei por experimentar a minha primeira Maratona ATV no dia 18 de Setembro com a boa prestação para o novato portanto fiquei 109ºlugar entre 342 participantes masculinos de 30km por 600 metros da altimetria. A partir dai comecei a viciar, e comecei a treinar pouco a pouco para ver se gostava mesmo e um pouco depois de um mês dei-me a entender que queria mesmo evoluir nesta modalidade. Então comecei a pesquisar muitas coisas para me informar o que devia treinar, etc para nao abusar as pois se corresse mal podia perder a confiança de continuar.

Com o vicio que tinha não podia ficar parado entao inscrevi me na Maratona de Pinhal Novo no dia 30 de Outubro e fiquei 190ºlugar entre 518 participantes com 700 metros acumulados. Comecei a perceber a diferença entre a primeira e esta segunda maratona que foi o piso pois nesta maratona tinha muita areia e dificultou me muito a pedalar pois puxa com mais força nas pernas e comecei a ter caibras nos gemeos portanto fiz o que devia que foi diminuir a força para nao me aleijar mais. Mas no fim fiquei satisfeito na mesma pois era só a minha 2º maratona e percebi que esta modalidade é muito dificil para chegar a um dos melhores ciclistas mas felizmente nao sou uma pessoa desistente portanto decidi me que ia continuar a treinar com calma e não só, com esta modalidade dificil torna se mais divertida e mais interessante porque se fosse facil é que perdia a piada e acabava por desistir.

Depois da 2ª maratona comecei a treinar seriamente e treinava entre 2 a 3 vezes por semana pois queria melhorar a minha prestação nas próximas maratonas e entao aconteceu mesmo o que queria, fiquei 70ºlugar entre 438 participantes maculinos de 35km na terceira Maratona Terras de Toiro no dia 20 de Novembro (na realidade foi 44km) e é claro que este lugar deu me alegria pois o esforço que tive durante 2 a 3 semanas antes resultou mesmo. Nesta Maratona foi o mais dificil que já tive pois era só lamas, areias e aguas pois estes tipos de piso torna se o percurso mais pesado então obrigou me a pedalar com mai força mas valeu a pena!!! Como sei que só podia evoluir com treinos bem trabalhados, fico mais preparado nas maratonas.

No dia seguinte inscrevi-me no ginásio onde posso treinar quase todos os dias porque pedalar na rua dificulta me pois anoitece-se mais cedo, devido ao trânsito (só depois das 17h é que fico livre devido as aulas da faculdade), muita preocupação, mais insegurança, chuva, etc. Portanto no ginásio posso treinar mais sossegado e sem preocupações assim posso treinar quando eu quiser. Praticamente depois de me inscrever treinei quase todos os dias e fazia entre 30 a 45km por dia no Spinning com o monitor que me fez a companhia durante o treino (tem instrutor, nº de km, nº da cadência, nº da frequência cardiaca, nível e botão da dificuldade).

Aqui fica a minha mini história desde o inicio de Setembro, e a partir de amanha 1 de Dezembro vou contar os meus treinos de cada dia.